quinta-feira, 25 de junho de 2009

Bananal /em construção/

Bananal é uma cidade do leste de São Paulo, na região do Vale do Paraíba. A população estimada é de 10.727 habitantes e a área é de 616,320 km², com uma densidade demográfica de 16,5 hab/km².


Principais monumentos:

Farmácia Popular, Antiga Farmácia Imperial: Existe desde 1830, fundada por um boticário francês, tendo, depois de sucessivos proprietários, chegado às mãos do farmacêutico Ernani Graça, pai do atual proprietário.

Estação Ferroviária: Inaugurada em 1889, foi importada da Bélgica pelos “barões do café”. É a única do gênero na América Latina.

Chafariz de ferro: Construído em 1879, por Alfredo Campos da Paz, destinado ao atendimento da população que ainda não contava com o serviço de água encanada, o chafariz, hoje restaurado, tem forma de coluna e é ornado com elementos barrocos.

Solar Manuel de Aguiar Vallim: foi construído em 1860 para os dias de festas de Manoel de Aguiar Vallim, um dos produtores de café mais ricos do país naquela época.


O clima da cidade é tropical, com calor de dia e frio à noite. Dentro de um vale, o vale do Paraíba, o relevo da região é montanhoso, com solos arenosos e argilosos. Seus rios são: Rios Bananal, Paca Grande, do Braço, do Turvo, Pirapitinga, Manso, Vermelho, Carioca, Prata e Bocaina. Sua vegetação é a Mata Atlântica, que na região é bem preservada.

Um comentário: